quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

E foi assim o Natal...



 Sei que já devia andar a fazer o balanço de 2009 mas aqui neste cantinho o tempo passa mais devagar e, sendo assim, ainda vou no Natal.

Afinal não me tornei no Grinch e não ofereci sabonetes a ninguém, a verdade é que no fim de semana antes do Natal ainda andava à procura de prendas (há sempre uma primeira vez para tudo) e já estava farta de tudo o que dizia respeito a centros comerciais e derivados.

A véspera de Natal foi muito boa, houve o belo do bacalhau cozido com couves e o molho especial feito pela avó, uma mesa cheia de pessoas, vozes, sorrisos, conversas cruzadas, boa disposição que me encheu de alegria (só lá faltava uma pessoa mas vai chegar a altura em que a mesa vai estar completa). A seguir vieram os doces, desde filhoses, rabanadas, a minha tão querida lampreia, o tronco de Natal, a mesa teve de tudo um pouco. Entretanto chegou a hora de ir buscar as prendas, metê-las todas de baixo da árvore, sentarmo-nos em redor dela a ver aquele conjunto de cores, de papeis de embrulhos bonitos e laços colorido e, se tivesse sido feita a minha vontade, a noite tinha acabado por aqui, cada vez que chega a altura de distribuir as prendas fico melancólica, parece que tudo descamba em consumismo exacerbado e esta parte do Natal já não gosto tanto. Quando era criança adorava porque sabia que tinha lá o meu novo brinquedo preferido à espera e passava meses a brincar com ele, agora já não há nada que se possa embrulhar e que me dê aquela felicidade, o que me leva a querer que, com a idade, estou a ficar cada vez menos materialista, é uma coisa boa não é?

Espero que o vosso Natal tenha sido tão bom como o meu ou melhor ainda!