As Alianças de Namoro (a.k.a. de compromisso) é uma daquelas coisas que me complicam o sistema nervoso.
Adoro ver aqueles casalinhos que em juras de amor eterno se lembram de trocar alianças de namoro, gastam uma pipa de massa e se for preciso passado uns mesitos já está a gaja a tirar a aliança do dedo e a entregá-la com cara de desprezo ao ex-namorado, ou a guardá-la ao pé das outras 39 alianças que já colectou ao longo dos namoros da sua vida ou até, quiçá, a revendê-la (sempre se torna um investimento e na minha opinião é a escolha mais sensata).
Depois de muito observar este fenómeno consegui tecer três teorias para explicar este comportamento.
Teoria 1 – Mostrar que tem dono(a)
Esta espécie considera essencial mostrar ao mundo que pertencem a alguém, para quê é que eu ainda não descortinei, mas hei-de lá chegar um dia destes.
Pensamentos, gestos, maneiras de estar, isso não interessa, o importante é mesmo a bela da anilha no dedo.
Mas se é esse o objectivo não seria mais acertado optar por uma coleira? É muito mais económico, podem ter umas cores fashion, uns desenhos fofinhos e até um guizo e o efeito é o mesmo.
Teoria 2 – Amnésia constante
Trata-se da teoria que eu achei mas interessantes e à qual não tenho qualquer tipo de objecção a fazer pois neste caso torna-se um objecto extremamente útil.
Nunca se sabe quando é que nos vamos esquecer se temos namorado(a) ou não e aí dá sempre jeito poder olhar para a mão para nos relembrarmos disso, ainda para mais quando temos um gajo(a) jeitoso(a) a fazer-se a nós numa tórrida noite de verão em que a amnésia pode ser imediata.
Teoria 3 – Prenda por conveniência
“Ai! Fazemos 6 meses de namoro, será que é uma data para se oferecer alguma coisa? O que eu que eu hei-de oferecer? Ah! Já sei, uma aliança!”
Neste caso a aliança é comparada a um vestido preto, nunca ficamos comprometidos (salvo seja…) é uma prenda que fica sempre bem (os 6 meses são apenas ilustrativos, este pensamento pode ser aplicado a qualquer durabilidade de namoro).
Não tenho nada contra a quem usa este tipo de aliança mas eu, de facto ,não compreendo. Já a aliança de noivado não dispenso, nem o jantar à luz de velas com um homenzinho a tocar violino, nem do joelho no chão, lamento mas não abdico deste meu direito!
Ahahahah, ADOREI! Eu não diria melhor! Digo-te, se algum namorado alguma vez me aparece com a aliançazinha, leva com ela na testa, e mais um belo par de estalos para ver se acorda prá vida! Mariquices pa!
ResponderEliminar***
loooool
ResponderEliminareu já usei, quando era mais pita *.* ohhhhh
daquelas fininhas, como se usava na altura, e depois em cada zanga, pimba, aliança no chão, um dia joguei-a para o esgoto na estrada! e ele no outro dia apareceu com outra! looool achei romântico!
agora acho horrível! mudam-se os tempos, mudam-se as pessoas, mudam-se os gostos!
xoxo
Droky - Isso seria um tratamento de choque para ele, duvido que algum dia ele se atrevesse a repetir a proeza =P
ResponderEliminarPinkk Candy - Lollollol! Para o esgoto? Que pena que não me lembrei dessa.
Cada pessoa tem a sua maneira de demonstrar que gosta. Um anel de comprometido e um acto de romantismo e significa que e uma relaçao madura no meu entender. E na minha opiniao n e para amarrar ninguem nem ironia alguma. Daqui a um mes vou usar anel sem preconceito nenhum e a me cagar para as pessoas que acham uma ideia retrogada. O problema das pessoas e ainda acreditarem no principe encantado e precipitarem se nas suas decisoes por isso e que voam alianças.
ResponderEliminarAna - Tal como disseste cada pessoa tem a sua maneira de mostrar que gosta, para mim andar com um bocado de metal no dedo não demonstra nada, são opiniões. E já vi relacionamentos muito pouco maduros em que se usavam alianças no dedo, portanto, de modo algum que uma aliança é sinónimo de relacionamento maduro porque eu até com um namoro de 1 dia posso ir a uma ourivesaria comprar anilhas porque não me pedem nenhum "Certificado de Namoro Maduro".
ResponderEliminarEu não acho que a aliança sirva para amarrar ninguém, geralmente o que se usa nesses casos é a gravidez fingida.
Fazes muito bem em usar aliança, cada um põe aquilo que quer nos dedos e as alianças de namoro não são nada retrogadas, até é uma invenção bastante recente, deves estar a confundir as alianças de namoro com as de noivado, com toda a certeza.
Concordo plenamente contigo, há pessoas bastante precipitadas que acham logo que um namorozinho é para o resto da vida.
POR FAVOR NÃO ESTAMOS NO TEMPO DAS NOSSAS AVÓS QUAL É O PROBLEMA EM USAR ALIANÇA QUENDO SE NAMORA...É A MESMA COISA QUE A ALIANÇA DE CASAMENTO, NINGUÉM PERTENCA A NINGUEM QUANTOS CASAIS SE SEPARAM...EU USO ALIANÇA DE NAMORA MAIS ANEL DE NOIVADO, NAMORO A DEZ ANOS USO ALIANÇA DE NAMORA Á 8 E NOIVADO Á UM, E NUNACA ME CAIU O DEDO E SEMPRE CORREU TD BEM E NÃO AXO MARIQUICE...PRÓ ANO VOU CASAR E TOU MT FELIZ
ResponderEliminarAnónima - Desejo-lhe um óptimo casamento e com os dedos todos, de preferência! =)
ResponderEliminar